1) Saúde
Não são poucas as vantagens em termos de saúde do organismo que o futebol proporciona. Jogando futebol, a criança aumenta a potência muscular das pernas; aumenta a densidade óssea femural; incrementa o nível de testosterona, que faz com que se forme mais tecido muscular; oxigena o sangue; reduz o risco de depressão e melhora a função cardiovascular.
2) Sociabilização
Jogar futebol é uma ótima maneira do seu filho interagir com outras crianças. Esportes coletivos combatem a introversão e são uma boa oportunidade do pequeno aprender a trabalhar em equipe. O menino (ou menina, claro!) que gosta de jogar bola está sempre arranjando um jeito de convidar os amigos para jogarem junto, e depois da partida comentam as jogadas que aconteceram.
3) Responsabilidade
O esporte é diversão, mas matricular o filho em uma escolinha de futebol também ensina a ter disciplina, afinal trata-se de um jogo com regras a serem seguidas. Se ele faz uma falta desleal, por exemplo, é punido com cartão, o que o ensina a não repetir o ato. O jogo em equipe também é uma responsabilidade, pois ninguém ganha ou perde sozinho.
4) Inteligência
O futebol aprimora a coordenação motora da criança, e não apenas isso. O jovem aprende a ter uma visão periférica e planejar cada jogada rapidamente, estimulando diversas partes do cérebro. Também é possível desenvolver a capacidade de liderança perante os demais jogadores do seu time, que devem atuar em conjunto para a obtenção de um resultado: a vitória.
5) Diversão
Não esqueçamos que esse é, talvez, o fator mais importante. São poucas as crianças que não gostam de praticar esportes e, para falar a verdade, adultos também. O futebol é a paixão nacional dos brasileiros, e todos conhecem as suas regras. É fácil arranjar companheiros para a sua prática, que, quando exercitada com regularidade, deixa a criança muito mais feliz.
Fonte de dados: Vivo mais Saudável.